NR-26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA

Introdução:

A vigésima sexta Norma Regulamentadora do trabalho, cujo título é Sinalização de Segurança, estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho, visando a prevenção da saúde e da integridade física dos trabalhadores. A NR 26 tem a sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, especificamente através do inciso VIII do artigo 200 da CLT.

 

Objetivo:

A Norma Regulamentadora (NR)26 estabelece padrões quanto à utilização de cores para sinalização de segurança do local de trabalho, com a finalidade de:

  • Prevenir acidentes;
  • Identificar os equipamentos de segurança;
  • Delimitar áreas, para fins de identificação das canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertências contra riscos.

Deverão ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes, o que não dispensa a utilização de outras formas de prevenção de acidentes.

O uso de cores deverá ser o mais reduzido possível, a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.

A indicação em cor, sempre que necessária, especialmente quando em área de trânsito para pessoas estranhas ao trabalho, será acompanhada dos sinais convencionais ou da identificação por palavras, quando necessário.

CONTATO

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1711, Sala 23
São Bernardo do Campo - SP
Fone: (11) 43421775
E-mail: plenitude@plenitudeabc.com.br

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Cadastre-se e fique por dentro de todas as nossas novidades.


Joomla Extensions powered by Joobi